COMISE

Conselho Missionário de Seminaristas

Depois de prescrever seus mandamentos, Jesus enviou os discípulos para anunciar o que Ele os transmitiu (cf. Mt 28, 20). Ouvindo este mandato de Cristo e observando os ensinamentos do Papa Francisco, que nos pede uma Igreja em saída (EG 20), este estatuto tem como missão a observância da Evangelização, e fundamenta-se nestes ensinamentos referidos.
De 13 de dezembro de 2009 a 13 de junho de 2011, a Igreja particular de Juiz de Fora vivenciou seu I Sínodo Arquidiocesano. Momento oportuno de caminhar juntos, refletindo sobre a ação pastoral, superando desafios e propondo novos rumos. O grande apelo do Sínodo foi a missão ad intra e ad gentes.
Várias iniciativas começaram a partir do horizonte missionário e colhemos frutos até os dias de hoje. No contexto de preparação para o II Sínodo Arquidiocesano, em consonância com a dinâmica da Evangelização da Igreja no Brasil, foi fundado em nosso Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, no dia 04 de abril de 2919, o COMISE – Conselho Missionário de Seminarista com o objetivo de animar e formar os seminaristas para a missão. O Conselho Missionário de Seminaristas tem como intenção essencial a inserção da característica missionária na formação dos futuros presbíteros. Tal fator é imprescindível para o devido funcionamento e harmonia da vocação diocesana, pois o fundamento espiritual dos sacerdotes diocesanos é a figura do Cristo Bom Pastor. O COMISE é a estrutura sine qua non do projeto missionário seminarístico proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de modo que se torna indispensável sua criação para a unidade missionária da Igreja particular do país.

















Fotos