Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Imagem 1
Notícias
12/02/2012

João Justino é ordenado Bispo

Foi um dia histórico para a Arquidiocese de Juiz de Fora e para o Seminário Santo Antônio. Neste sábado, dia 11 de Fevereiro de 2012, a Igreja do Brasil ganha mais um Bispo filho dessa terra, da querida "Manchester Mineira". Dom João Justino se torna agora um sucessor dos Apóstolos , um pastor da Igreja, a fim de ser também mestre da doutrina, sacerdote do culto sagrado e, será uma grande luz que apontará o caminho do Cristo Jesus.

Dom João Justino teve boa parte de sua formação no Seminário Santo Antônio, onde ficou mais de 30 anos de sua vida, assim como ele, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues, o arcebispo emérito de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, o bispo de Januária, Dom José Moreira da Silva, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil cardeal Dom Geraldo Majela Agnelo, e os já falecidos Dom Altivo Pacheco Ribeiro e Dom José Eugênio Corrêa, também trilharam o mesmo caminho no Seminário Santo Antônio, demostrando assim que como diz o seu hino é um "celeiro que de Juiz de Fora dão a vida pelo Reino do céu".

Ordenação Episcopal de dom João Justino de Medeiros Silva aconteceu na Catedral Metropolitana de Santo Antônio, em Juiz de Fora e teve o inicio as 09h30. Cerca de 20 Bispos, centenas de padres, religiosos e religiosas, autoridades e milhares de fiéis acompanharam a celebração que teve como ordenantes o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora,dom Gil Antônio Moreira e  o arcebispo emérito de Juiz de Fora, dom  Clóvis Frainer, Ofmcap. 

Durante a celebração, dom Walmor disse que é uma grande alegria receber dom João Justino como bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, um fiel e zeloso colaborador que disse sim ao Ministério Presbiteral e agora ao Ministério Episcopal. "Testemunhar o Evangelho, a luz e o amor é o projeto de Deus para nós e para o Ministério Episcopal do monsenhor Justino. Lá do alto da Serra da Piedade, no Santuário Nossa Senhora da piedade, magnífica arquitetura divina, está a Mãe de bondade, Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, olhando para o monsenhor João Justino, que agora se junta a nós na nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte". 

 
Na homilia, referindo-se a São João Batista, dom Walmor disse: "Enviado por Deus, seu nome era João. Veio para dar testemunho da luz a fim de que todos pudessem ver. Testemunho da luz que é Deus. Deus que é luz e amor. Um modelo para o caminho missionário de dom João Justino". 
 
Em sua menagem, dom João Justino disse se sentir enraizado no Ministério de Cristo. "Senhor, fazei brilhar a minha lâmpada". Agradeceu a dom Walmor, a dom Gil e dom Clóvis, a Dom Eurico, pela confiança nele depositada. O mesmo se emocionou ao destacar que " O Seminário Santo Antônio foi o eixo da minha história. "
 
Ao lado dos pais, dom Justino depositou rosas aos pés da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, em homenagem ao Dia da Padroeira dos Enfermos.  
 
O início do Ministério Episcopal do monsenhor João Justino será no dia 25 de fevereiro, às 9h30, no Santuário São Judas Tadeu - bairro da Graça, em Belo Horizonte. Mas antes de sua posse na capital mineira, o novo bispo irá celebrar em algumas paróquias de nossa Arquidiocese. No dia 12/02 ele estará na matriz de bairro São Pedro, as 09h, no mesmo dia, as 19h celebrará na Igreja Matriz de Nossa Sra do Líbano, no bairro Grajaú. No dia 13/02 as 07h acontecerá a celebração na capela de Santa Maria Eufrásia, no dia 17/02, as 19h será a vez da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Benfica. No dia 18/02 estará celebrando na cidade de Mar de Espanha, as 19h no Santuário Nossa Sra das Mercês, já no dia 19/02 as 07h30 estará na Matriz de Nossa Sra da Conceição na cidade de Matias Barbosa, ainda no mesmo dia as 11h30 estará celebrando na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. No dia 22/02 será a vez da cidade de Santos Dumont acolher o novo bispo, com a celebração as 09h, e as 19h do mesmo dia será na Igreja do Bom Pastor em Juiz de Fora, e por fim, no dia 23/02 acontecerá sua última missa em juiz de Fora antes de sua posse em Belo Horizonte, a mesma acontecerá as 19h na capela do Seminário Santo Antônio.


Seminário Arquidiocesano Santo Antônio eMiolo.com
Av. Barão do Rio Branco 4516 - 36026-500 - Juiz de Fora MG
(32) 3239-8600 - seminario@seminariosantoantoniojf.com.br