Etapas da Formação

PROPEDÊUTICO

O Propedêutico é o tempo de introdução do vocacionado à formação presbiteral. Durante um ano os candidatos são preparados para ingressarem na comunidade de Filosofia, não só do ponto de vista intelectual, mas também humano, espiritual, comunitário e pastoral-missionário.

 

FILOSOFIA

O tempo dos estudos filosóficos é próprio para o seminarista aprofundar a sua decisão vocacional amadurecendo-se no encontro da fé com a razão. Se o Curso de Filosofia é uma das principais atividades desta etapa, caracterizando a dimensão intelectual, não faltam as outras dimensões da formação, todas articuladas na direção da solidez do futuro presbítero. A pastoral-missionária tem como foco a importância da inserção; a espiritualidade aprofunda a experiência pessoal com Jesus Cristo; a vida comunitária oportuniza a convivência integrada e fraterna bem como a valorização das virtudes humanas.

 

TEOLOGIA

A etapa dos estudos teológicos canaliza todos os esforços para a formação do presbítero como pastor, chamado a comungar da caridade de Cristo Bom Pastor. Chamado a ser perito em humanidade e homem capaz de estabelecer relacionamentos significativos a partir do encontro com o Senhor, o seminarista nesta etapa deverá investir toda sua dimensão espiritual na configuração por Jesus Cristo, amadurecendo na inteligência da fé. A qualidade de sua inserção pastoral será decisiva para seu futuro ministério.