OLÁ POVO DE DEUS! "IDE E FAZEI DISCIPULOS MEUS" "PROCLAMAI O EVANGELHO PELAS RUAS E SOBRE OS TELHADOS" SANTO ANTÔNIO ROGAI POR NÓS!

Natal, tempo da graça.

Natal, celebração do nascimento de Jesus Cristo, acontecido em Belém da Judéia, como testemunham os evangelhos. Suas narrativas são comoventes, e nos fornecem os dados que a tradição foi recolhendo para compor o bonito cenário que tenta reproduzir o acontecimento do maravilhoso encontro entre o céu e a terra, entre Deus e o ser humano.

A mensagem contida na singela narrativa do nascimento de um menino é muito mais profunda do que à primeira vista pode parecer. O mistério da encarnação, na verdade, revela que Deus se inseriu na história humana, não para negar a validade de sua dinâmica interna, nem para suprimir nossas responsabilidades, mas, ao contrário, para mostrar que a humanidade conta com a solidariedade de Deus e na medida em que aceita e assimila esta solidariedade, a história humana pode continuamente retomar o rumo de sua realização verdadeira.

O nascimento de Jesus é tema permanente, não pode ser só de um dia de festa, mas de toda a trajetória da humanidade. Não basta uma festiva celebração, comida, bebida, música, enfeites e outras iniciativas passageiras; é necessário nos comprometermos com o Deus revelado em Jesus Cristo que por amor veio ao nosso encontro. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, Deus eterno, o Filho, segunda pessoa da Santíssima Trindade, assume a nossa natureza humana. Um Deus em forma de criança, um Deus que nasce numa manjedoura, perto dos pobres como Maria e José, dos trabalhadores como os pastores, um Deus incompreendido pelos grandes como Herodes, um Deus que precisa ser cuidado por uma família como qualquer criança. Jesus é o Deus conosco, interessado por nós, que cuida de nós, que acompanha nossa vida. Ele não veio apenas nos visitar, mas fazer morada na terra dos homens e mulheres, os quais, muitas vezes, sem o saber, clamam no íntimo de seus corações: vem, Senhor Jesus. Pois o Senhor é o caminho, a verdade e a vida.

O Natal é o momento privilegiado para aprendermos as lições profundas que o Filho de Deus nos dá, abrindo a nossa compreensão para a prática do amor solidário em nossas vidas. No ambiente familiar, é a oportunidade de reconciliação e melhoria na vivencia da fraternidade. Nas situações cotidianas na sociedade, precisamos esquecer mágoas e renovar o relacionamento e apreço mútuos.

O Natal é convite não apenas para refletir sobre a bondade e ternura do nosso Deus, mas momento forte de adoração, agradecimento, compromisso e vivência corajosa do seguimento daquele que veio trazer paz, alegria, força e coragem. Diante do presépio, cada cristão deveria parar, olhar, contemplar e adorar. E sair dali, levando em seu coração emoções que jamais deveriam se apagar, e assumindo o compromisso com a construção do Reino eterno e universal que Jesus veio instaurar: reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Monsenhor Luiz Carlos de Paula

Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio

Deixe um comentário